Recarga do cartucho HP Officejet Pro 8100




Como é o cartucho?

Nesse modelo a HP apresenta um novo sistema de administração de tinta. Nos cartuchos vemos as seguintes partes funcionais (ver ilustrações 1,2 e 3):

-Uma válvula de saída de tinta para o cabeçote (flecha magenta)

-Um orifício de entrada de ar e pressão (flecha amarela) que é gerado no carro porta cabeçote e serve para inflar o pulmão de ar que está no interior do cartucho (ilustração no.3)
-Uma entrada de ar (flecha azul) com uma válvula de uma só via, que somente deixa entrar ar e não deixa sair nem ar nem tinta.
-No interior há uma placa de aço que pressiona sobre o pulmão de ar para mantê-lo desinflado
-E possui um chip que calcula o consumo de tinta que se anula quando recebe o sinal desde o sensor que está no cabeçote, avisando que não há mais tinta.

Ilustração 1, 2, 3.

Como funciona?
O cabeçote imprime com a tinta que tem em seu interior, tem uma capacidade aproximada de 2ml por cada cor. Os cartuchos cumprem a função de carregar o cabeçote com tinta quando a impressora assim determina.

A carga se realiza da seguinte maneira: o carro se detém na posição de carga do cabeçote, injeta ar e pressão nos cartuchos (a todos ao mesmo tempo) que faz inflar o pulmão e gera pressão interna, para que a tinta passe do cartucho ao cabeçote.

Cada um dos compartimentos do cabeçote se enche ao máximo; quando deixa de injetar ar, o pulmão se desinfla pressionado pela placa de aço e a pressão interna se equilibra entrando ar pela válvula de uma só via. 

Cabeçote de impressão
O cabeçote injeta ar pelo conduto indicado pela flecha amarela e recebe tinta pelo conduto indicado pela flecha magenta.

Como carregar os cartuchos? 

Como indicamos, o cabeçote tem um sensor de tinta por cada cor que o protege de seguir imprimindo quando a tinta terminou. Uma vez detectado que não há mais tinta e essa informação foi gravada no chip do cartucho correspondente, o mesmo fica inutilizado.

Para carregar os cartuchos sem correr o risco de que se inutilizem os chips originais, temos que anular os sensores de tinta do cabeçote realizando uma ponte, operação simples que detalhamos a seguir:

Retiramos o flex e os dois parafusos que aparecem na ilustração 4, colocamos um fio de cobre em forma de U dentro das molas dos contatos de cada um dos sensores, como indica a ilustração 5. Coloque a placa em seu lugar e conecte novamente o flex.

Ilustração 4, 5.
Nota importante: essa operação tem que ser realizada antes do término da tinta de um dos cartuchos

A carga do cartucho se realiza pela válvula de saída de tinta. Essa válvula é facilmente desmontável e é composta por um tampão de borracha colocado a pressão, uma bola plástica que fecha a válvula e uma mola que pressiona a bola, os três elementos aparecem na ilustração 7. O tampão de borracha é retirado com um fio sem ponta (é preciso arredondar a ponta do fio com uma lixa fina, (Ilustração 6), retirar a bola e a mola, carregar com uma seringa sem agulha (Ilustração 8), introduzindo a ponta da seringa dentro do orifício fazendo a tinta entrar lentamente. Uma vez carregado é só montar a válvula e está pronto!

Ilustração 6, 7, 8.

Para a carga usamos:
Tinta Preta - 30 ml
Tinta Amarela Pigmentada - 15 ml
Tinta Magenta Pigmentada - 15 ml
Tinta Azul Pigmentada - 15 ml

Uma vez realizada a carga e colocados os cartuchos em seus lugares, realizar uma ou duas limpezas de cabeçote até que a qualidade de impressão esteja ótima.

Após um tempo, e ao ter os sensores alterados, a impressora determinará que está acontecendo uma situação irregular. Aparecerão advertências de que os cartuchos estão vazios, recarregados, falsificados, etc e perguntará ao usuário se quer continuar imprimindo. Se aceitar essa situação é preciso ler atentamente cada mensagem e sempre responder que sim, quer continuar imprimindo.

É possível utilizar tinta Dye para carregar os cartuchos?
Essa impressora usa tintas pigmentadas em suas quatro cores. Segundo nossa experiência quando se mesclam tintas dyes com tintas pigmentadas coloridas essas últimas perdem suas propriedades e começam a precipitar os pigmentos, o que definitivamente acaba danificando o cabeçote. Não é uma estatística exata, mais segundo mostra nossa experiência é alta a probabilidade de falha em alguma das cores.

No caso da tinta preta é diferente. Em geral é possível mesclar tinta dye e tinta pigmentada preta sem gerar problemas no cabeçote, sempre falando de tintas de qualidade.

Um aspecto que deve ser levado em conta é a qualidade de impressão. Essa impressora com suas tintas pigmentadas tem uma grande qualidade de impressão e alta definição de bordas entre cores, além de sua característica de resistência a água. Quando imprimimos com tintas dye a qualidade de impressão baixa, aparecem problemas de definição de contornos entre as cores e se perde a resistência a água. Ainda levando em conta o anterior, desenvolvemos um procedimento simples para poder usar tintas coloridas dye sem arriscar o cabeçote mas somente pode ser aplicado às impressoras novas, sem uso

Como o cabeçote de impressão novo não traz tinta incorporada, trabalha-se diretamente sobre os cartuchos coloridos novos. Retiramos a válvula de saída de tinta dos cartuchos coloridos sem uso, esvaziamos completamente, enxaguamos pelo menos 3 vezes com água tridestilada até que saia limpa, depois enxaguamos com 5ml de tinta. Por último carregamos 15ml de tinta dye.

Atenção: voltamos a insistir que não é recomendável misturar tintas coloridas dye com pigmentadas.

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