Testando o Motor do kit de limpeza da HP 840/710/720/930


Na maioria das vezes em que fazemos manutenção em impressoras jato de tinta, nos deparamos com um banho de tinta no seu interior, devido ao acumulo desses resíduos no sistema de limpeza. No caso especifico das impressoras HP 840, 710, 720 e 930, possuem o motor ao lado da estação de limpeza, sendo que em vários momentos este motor está relativamente tomado de tinta, com isso temos que limpá-lo e verificar o seu estado de funcionamento.




Porque ele danifica?
Devido à tinta que penetra por seus orifícios, que acabam danificando seus contatos e suas bobinas, que oxidam e acabam se partindo. Agora se não tiver nenhum vestígio de tinta no motor e assim mesmo ele não funcionar corretamente, pode ter sido danificado por uma tensão alta ou um defeito mecânico no sistema de limpeza, que o impediu de girar causando aumento de temperatura e queimando suas bobinas.

Como sei que ele está danificado?
O sintoma mais comum é barulho no sistema de limpeza ou a falta de movimentação do mesmo, e para se ter certeza que o defeito é no motor, temos que testá-lo.

Testando o motor
Por ser um motor de passo, temos que testar todas as bobinas separadamente, que no nosso caso são quatro. De acordo com o diagrama podemos testar a resistência das bobinas que são de aproximadamente 20Ω, fixe umas das ponteiras do seu multímetro no ponto “C”, e com a outra teste os pontos B1, B2, B3 e B4, se todas derem ± 20Ω seu motor esta em perfeito estado e pode ser utilizado.

Créditos: Printer Service

0 comentários:

Postar um comentário

+